Terceirização de mão de obra

Entende-se por terceirização de mão de obra quando uma empresa transfere atividades complementares ao seu negócio à terceiros. Trata-se de uma ferramenta administrativa que tem como objetivo centralizar as atividades da empresa em sua área de atuação específica.

Como surgiu?

Esta prática originou-se durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos. Com a grande demanda exigida pelas forças aliadas no front europeu, a indústria bélica americana, a fim de agilizar e centralizar seu processo de produção, passou a delegar a terceiros as atividades que não lhe fossem essenciais.

Durante a década de oitenta, o mercado trouxe uma série de mudanças que viriam a afetar muitas empresas e movimentá-las a procura de uma reformulação de sua estrutura a fim de torná-las mais ágeis. Com base nesta necessidade, surgiu o conceito de downsizing que, de forma simplificada, diz respeito a uma redução de níveis hierárquicos e quantidade de cargos internos. Na procura de meios de tornar este conceito viável e aplicá-lo na prática, chegou-se à conclusão de que contratar empresas terceiras para realizar as atividades secundárias era a forma mais eficiente. Isto veio a configurar os moldes mais específicos do que hoje entendemos como terceirização.

A terceirização de mão de obra no Brasil

A terceirização de mão de obra foi se tornando cada vez mais comum em empresas do mundo inteiro. No Brasil não foi diferente. Hoje estima-se que cerca de um quarto de todo trabalho formal no país é realizado por funcionários terceirizados.

Entretanto, até pouco tempo atrás não havia uma lei específica para tratar do trabalho terceirizado. Para lidar com esta deficiência, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu em uma súmula que os serviços terceirizados poderiam atender apenas às atividades-meio, porém não às atividades-fim. Mas qual a diferença entre estes dois tipos de atividade?

  • Atividades-fim: são aquelas que estão ligadas diretamente ao negócio central de uma empresa. Por exemplo, o médico e a enfermeira tomam parte na atividade-fim de uma clínica de saúde, que no caso é oferecer atendimento médico.
  • Atividades-meio: dizem respeito às atividades que, ainda que essenciais para o devido funcionamento de uma empresa, não atendem ao negócio principal. Por exemplo, o serviço de limpeza de uma clínica de saúde, apesar de ser absolutamente necessário para o funcionamento da mesma, não diz respeito ao atendimento médico propriamente dito.

Com base nisso, até então os serviços mais comumente terceirizados no Brasil são os de segurança, conservação e limpeza.

No início deste ano de 2017, foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo presidente Michel Temer um projeto de 1998 que libera a terceirização de serviços para qualquer ramo de atividades. Com isso, deixa de existir uma diferenciação prática entre atividade-meio e atividade-fim, possibilitando, assim, a terceirização de praticamente todo e qualquer serviço.

Quais as vantagens?

Se você já buscou se informar sobre as vantagens em terceirizar a mão de obra em sua empresa, já deve ter encontrado como ponto decisivo nesta escolha, entre outros, os seguintes benefícios:

  • Centralização do trabalho voltado às atividades principais da empresa;
  • Maior qualidade nos serviços, tanto naqueles realizados pelo contratante, que não precisará focar todos os seus esforços na sua atividade principal, quanto nos serviços terceirizados, pois estes serão realizado por uma empresa especializada na área;
  • Redução de custos relativos aos equipamentos necessários para a atividade em questão, assim como com processos trabalhistas, cobertura de férias ou faltas de funcionários, etc., pois todos estes problemas são de responsabilidade da empresa de terceirização contratada;

As recentes mudanças resultantes do novo projeto estimulam a melhoria da produtividade e da competitividade no mercado, o que trará benefícios tanto para aqueles que contratam mão de obra terceirizada quanto para as empresas que oferecem serviços de terceirização, pois estas últimas terão de profissionalizar ainda mais seus serviços para acompanhar as novas exigências do mercado e de seus clientes.

Onde encontrar a empresa que melhor atenderá suas necessidades?

O Grupo IF3 é uma referência quando se fala em terceirização de mão de obra. Constantemente atualizada das mudanças do mercado, atende desde serviços de limpeza e conservação, jardinagem e manutenção predial até segurança patrimonial e privada, sempre buscando as melhores soluções para as necessidades de seus clientes.


Terceirização de mão de obra


Terceirização de mão de obra

Todos os direitos reservados GRUPO IF3 2017.

Otimizado por